segunda-feira, 18 de abril de 2011

GENTILEZA JÁ!

Hoje, no meio da correria do dia, de lá pra cá, atendendo telefonemas, pensando mil coisas, ouvi uma frase que fez parar o meu mundo.

Eu estava na coordenadoria esperando para falar com uma professora, quando uma funcionária que não me conhecia, me ofereceu um cafezinho. Aceitei.

Ela passava por mim várias vezes, fazendo a limpeza, servindo... Em um destes momentos ela  encaminhou uma senhora para um cantinho, depois de algum tempo a mulher foi embora  com os olhos molhados, a face abatida e tentando se refazer de um desabafo.

A funcionária, meio que falando ao vento mas olhando em meus olhos disse "nós não podemos resolver tudo, mas pelo menos uma palavra de paz precisamos dar à uma pessoa aflita."
Achei aquilo de uma gentileza ...
Achei doce, humano, essencial.

Aquelas palavras modificaram meu dia, e fiquei alerta às delicadezas que podemos fazer em todo o tempo. Olhar nos olhos, agradecer, doar palavras de esperança, abraçar...

A vida corrida faz as pessoas nos derrubarem na rua, com seus ombros largos e suas pastas cheias. A pressa é tanta que te empurram, e não conseguem pedir desculpas, como se os empurrões fizessem parte do pacote do estresse comum.

Por favor, licença, pois não, bom dia, boa noite, parecem expressões antigas, ou usadas em situações de cerimônia. 

A delicadeza do toque das mãos, do sorriso sincero, da gentileza gratuita de ceder o lugar aos idosos  parece estar entrando em extinção.

Precisamos urgente de um manifesto, uma campanha, cartazes , algo que acorde nosso povo do sono do egoísmo.
Sugiro  o tema: gentileza já!

2 comentários:

MMarilene disse...

Linda!

Hozama Moura disse...

É amiga, não deveríamos nos surpreender com essa atitude. O mundo ao contrário... bjs