domingo, 21 de abril de 2013

Baú de Sonhos- Doçura do Universo


Sonhos são necessários, para que os terrores naturais da vida se atenuem, para que as estrelas possam brilhar, para que a lua ganhe sua lenda...


Sonhamos dormindo, ou acordados, imaginando, revivendo, tornando real dentro de nós aquilo que ameniza nossos pensamentos e nos tira de uma realidade dura ou triste.


Sonhar nos mantem vivos, e a maravilha desta realidade paralela é que acelera o coração ou o faz parar, que arrebata, que faz desejar a eternidade ou de tão intenso nos impele a querer congelar o tempo.





Há momentos que o sonho é vivido em sua plenitude, dias em que o universo estende seus braços infinitos e te faz sentir toda beleza da terra. É possível sentir o poder dos sentidos, do tato, visão, audição, paladar, olfato. Os sabores ganham gostos exóticos e deliciosos, a audição é aguçada, os olhos enxergam com vivacidade, é possível sentir aromas jamais percebidos. O coração exibe sua potência como a bateria dos Unidos de Vila Isabel e todo corpo ganha vida.


Esse é o sonho da vida real, que acontece de fato, é como a água que se bebe depois de uma corrida cansativa, como a satisfação do sono depois de um plantão pesado, como um bom prato de bife, arroz, feijão e batata frita após um jejum de muitas horas, como um banho frio no verão de 40º do Rio de Janeiro... Para momentos assim, a vida apresenta música de fundo, na voz grave de Renato Russo cantando toda a trilha de Equilíbrio Distante. Sonhar desse jeito pode também ser comparado à uma ilha paradisíaca com serviço de quarto, no qual todos falam italiano ou espanhol.





Se seu presente é um sonho, viva-o intensamente, sem medidas , sem reservas. Quantas vezes você poderá ter esse mistério em suas mãos? Morda com vontade esse pavê raro, recheado das delícias que derretem as razões e possibilita voar como águia e nadar com a alegria dos golfinhos. Não pense, pois é sonho, e nos sonhos tudo é verdade. 


Fotografe cada detalhe em sua mente, não deixe escapar os primeiros raios de sol, ou de sua majestade quando se põe . Guarde tudo em um cofre, mantenha a chave em um cordão de ouro pendurado em seu pescoço. Como se sabe, sonhos são fatias pequenas de um bolo de casamento, demora a chegar até o centro de suas mãos, porém é é de espessura fina e mal você o coloca na boca, se acaba. Portanto, quando o pedaço de bolo chegar, lamba os lábios, aproveite o glacê, o recheio e se tiver mais sorte, a cereja do bolo pois  é um plus que não se deve ignorar.






Quando o sonho terminar, o choque da realidade te fará sentir o  abandono do abismo, a frieza, o nada em sua forma mais concreta. Nada há o que fazer. Pegue sua chavinha e  a beije. Guarde contigo as lembranças do sonho vivido, sua experiência mais profunda com o néctar do universo, sua doçura , seu charme  arrebatador, sua sedução visceral. Quando a secura nos lábios tornar-se insuportável, recorra ao baú, ali as lembranças  invadirão seus pensamentos, e como fotos em slides poderá reviver fatias de um tempo mágico... 





Com o tempo, recordarás com saudade a música que se ouviu um dia. Sem querer, aromas te farão voltar àquelas areias, aquele mar azul, e chegará sentir na boca o sal  forte das águas. Pode ser que você chore, ou que ria, mas lembranças são uma energia permitida, para prosseguir.






Sonhar é sempre bom, dormindo, acordado... aproveite o presente do universo. Todos precisamos desse dom.


(aos meus amigos, pelos bons tempos)



Nenhum comentário: