sábado, 7 de setembro de 2013

Água Fria ou Água Quente ?


Depois que nos tornamos mães, toda conversa acaba envolvendo assuntos maternais. Meu filho isso, meu filho aquilo. Tem mãe que fala tão bem do filho, que chega a dar inveja. É  melhor da turma, o mais bonito, mais responsável, mais corajoso. Enfim... Coisa de mãe coruja ao quadrado. A gente sabe que não é bem assim, que toda família tem suas limitações.




Tenho apenas um filho, e fico impressionada com a capacidade das mães que criam e educam mais de um. Porque dar à luz é maravilhoso, mas educar um ser humano, requer equilíbrio, sabedoria, tempo, paciência, resignação e outras centenas de virtudes. 

É por conta dessas tantas virtudes necessárias, que nós, mulheres mães, nos sentimos culpadas. Como saber o que fazer? Quando devemos prender, soltar, silenciar, falar,dizer sim, não, concordar, discordar, ser enérgica, fingir que não viu... Como um livro de receitas seria bom... só chegar e consultar. Nem o Google consegue acertar, pois cada individuo tem suas peculiaridades.

Vinicius foi colocado em meus braços, há  quase 16 anos atrás, pela primeira vez. Eu estava grogue de anestesias, e não conseguia segurá-lo, e meus olhos fechavam enquanto minha consciência me alertava do perigo de sua queda. Foi meu primeiro medo. 

Lilia Martins, que trabalha comigo, e escuta meus desabafos diários sobre tudo, disse que seu primeiro conflito enquanto mãe, foi quando perguntaram na hora do primeiro banho: "Água fria ou água quente?" Assim, cada uma de nós, confessando ou não, temos nossos momentos de voo às cegas. 

E há alguém que consigamos amar mais que a estes pequenos e grandes?

Um dia me iludi pensando que cuidados, preocupação, e desespero eram quando os filhos eram pequenos, indefesos. Mas vejo minha mãe se preocupando comigo e meus irmãos. Ela ainda quer saber  porque me atraso, ou porque  estou tão quieta. Ela ainda faz a comida preferida do filho de 41. Também observo os olhos inchados de uma colega de trabalho, por seu filho de 25 anos em plena crise de depressão. Mãe é uma mistura de emoções. Mãe é coração, dor, paraíso e desespero enquanto viver.

Oro para que meu sim, esteja certo e meu não também. Que eu não exagere na proteção, e não libere em demasia.  Torço para que não ultrapasse nas ligações, que eu saiba dar limites.

Que eu saiba conter meus medos, e permita que ele tenha suas experiências. Que eu perceba suas inquietações e respeite seu silêncio.

Que eu entenda a fase, os hormônios, e lembre de minha própria adolescência.

Que meu amor cubra minhas deficiências, que ele perceba que embora adulta,  não sei de tudo, que erro, sofro, e quero acertar.

Vinicius, te amo profundamente.


Nenhum comentário: