domingo, 17 de novembro de 2013

Sapato Apertado


"Fica descalça!" -  falou Ana irritada quando eu reclamava dos meus sapatos.




Mulheres sabem admirar um lindo sapato. Os shoppings estão cheios das sapatarias, das chiques às comuns. A gente pode até não comprar,  mas fica grudada na vitrine. As consumistas mais ousadas, entram, calçam todos , olham pelo espelho enquanto caminham... Sapato bonito no pé é um charme. Se o cartão de crédito permitir, quanto mais sapato melhor!



O que acontece é que a estréia de um sapato muitas vezes se dá em festa, casamento, evento especial. E junto com a roupa elegante, vai os sapatos nos pés. No entanto, antes de chegar na festa, os pés já avisam que algo não vai bem. Mas é preciso continuar, que a cerimônia nem começou, e voltar pra casa e trocar de sapatos, está completamente fora de cogitação.Lá pelo meio da cerimônia, os dedos do pé parecem que incharam e que estão muito maiores que o sapato. Mas é impossível emitir qualquer cara ou gesto, tirar o pé do sapato, nem pensar!!! A cerimônia acaba, mas ainda tem a festa e as danças.






Enfim, ao chegar em casa, os pés doem,  estão inchados  e com bolhas vermelhas em todos os dedos. Mas  os sapatos são mesmo lindos de se ver! Apesar de serem lindos, caros e chiques, os sapatos  simplesmente não acomodam bem . Os pés dormirão na salmoura, e os sapatos irão para o armário, esperar a próxima noite de gala. Afinal,  com certeza, basta colocar um jornalzinho molhado dentro dele e logo o sapatos se adaptarão a forma dos pés... Que loucura pensar que isso se enquadra às nossas vidas, que os pés somos nós, os sapatos, os absurdos que suportamos por aparência... 





Ana, minha amiga,  estava me contando que certa vez, ao voltar  com sua família de um passeio, sua filha avisou que seus pés doíam, e quando tirou o sapato, seus dedos estavam em bolhas. Ana repreendeu-a, pois a filha suportou longa dor antes de avisar e se livrar dos sapatos. Ela disse, "Filha, nunca mais faça isso, não se acostume com a dor. Se seus pés estão doendo, troca de sapato, se não tem outro na hora, fica descalça!!"






Uma comparação perfeita e que se aplica a vida da gente. Não sei você, mas eu já suportei por muito tempo os meus  pés em carne viva. Agora me diga: O que faz uma pessoa permanecer na dor, incomodada, sofrendo? São algemas que as prendem? 


O que justifica alguém ficar  em um emprego que não lhe dá prazer algum? dinheiro? Medo? Estabilidade? O que faz um homem ou mulher deixar-se aprisionar à um relacionamento sem vida, tesão, AMOR e alegrias?  Será Religião? Convenção, medo,filhos, pavor da solidão?


Como sujeitar uma vida, criada por Deus para ser feliz, e usar o  livre arbítrio para viver em uma prisão de dor? Um caos invisível, dedicar os anos à uma morte lenta, um veneno tomado em pequenas doses...  A pergunta é: Porquê? Pra que? É uma missão? Em nome de quem?






A missão de cada um de nós devia ser, estar em paz, ser feliz, e deixar a tristeza para os momentos em que ela se justifica. Digo com a  experiência  de quem usou sapatos apertados  por longo tempo:  eles não valem a pena... Com o comodismo a vida vai descolorindo. O  mar, o céu, a lua, o sol, estrelas, o navio que se perde no horizonte , tudo tem o mesmo cinza... Lembro de um tempo, que não recordava como era o som da minha própria gargalhada. Para sorrir basta esticar os lábios, e qualquer um consegue fazer. Recordo também de andar vagando... Um andar sei lá pra onde, um tanto faz diário, um desespero quieto. Isso não tem razão de ser... não permita que sua vida perca a cor. Os cemitérios são cinzas.


Por um tempo,aprisionei-me, por que quis, em um par de sapatos, e me acostumei à uma dor, como se não fosse possível sobreviver sem ela. A tristeza é viciante, perigosa e tem uma trilha própria. É uma areia movediça que vai  te engolindo.aos poucos.





Ninguém nasceu pra ser triste. Tristeza tem seu lugar na nossa vida, como as perdas, decepções... Mas não é nosso porto, destino, modo de vida. A tristeza  contínua é uma opção, como andar com sapatos que incomodam. Nós não  precisamos fazer o que não gostamos, estar com quem não queremos, deitarmos com quem não temos nenhum tesão, beijar  e viver sem amor!!!!!


A vida é breve, ela acaba assim, num piscar de olhos, em um estalar de dedos. Não dá pra gastar tempo, querendo ser o que não se é, fingindo sentir o que não se sente, esperando que o outro mude por você. Não vai acontecer. Viva você sua felicidade!





É domingo, um quase dezembro...  minha árvore de natal já está pronta. Na minha janela está o sapatinho vermelho pendurado, esperando às vésperas do natal... e o tempo nublado me convida para um dia maravilhoso. Não há nada que me aborreça , e estou muito de bem comigo. Confesso que meu sapato não está lá essas coisas, e quem olhe pode até dizer que meu sapato é feio, que sou relaxada. Mas, como já aprendi a não ligar pro que os outros dizem, estou bem assim. Inclusive hoje, estou com uma vontade imensa de ficar descalça, ir lá pra fora e sentir a chuva me molhar inteira!


Bom domingo, pessoas!
 Trate seus pés com mais carinho...
Tira esse sapato, vai ser feliz!!!

Nenhum comentário: