quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É Preciso Confiar para Viver


Seria bom que as palavras aqui escritas, sempre fossem amor e poesia. Mas a vida não é assim...
............

É preciso confiar para viver.

Dormimos sob  tetos que foram feito por outras pessoas.

Pegamos nosso carro, andamos de ônibus e vamos em frente, andando lado a lado com uma multidão de desconhecidos.

Vamos ao jogo de futebol e em meio ao povo, suspendemos nossa criança por sobre nossos ombros para que ela veja também o time do coração, e vibre conosco.



Entramos no metrô lotado e ainda assim, levamos nosso livro para aproveitar o tempo, e espremidos, lermos.

Nos rendemos aos amores, selamos compromissos,  alguns de nós levam até mesmo o nome amado na assinatura. Há um pacto. Fazemos promessas eternas, acreditamos nas músicas inventadas, e nos dedicamos em nome do amor , e  das palavras um dia pronunciadas.




Vivemos em apartamentos, dividindo o prédio com centenas de famílias. Confiamos que elas serão responsáveis nos cuidados necessários ao lar.

Compramos em mercados, comemos em restaurantes, deixamos nossas crianças brincarem no parque.

Confiamos

Se não confiássemos, ficaríamos eternamente presos em nossa casa, e ainda assim, seria preciso confiar.

A traição tem muitas caras. Nos sentimos traídos quando compramos um alimento no mercado, e ao chegarmos em casa, vemos que a validade passou, o produto fede.

Nos sentimos traídos quando estamos em nosso carro, comprado com trabalho, suor e esforço, pagando por anos a fio, e de repente alguém aparece e o leva. Com que direito? Nós confiamos na segurança, do contrário , não sairíamos as ruas...

Claro que confiamos.



Quando o médico erra na cirurgia, enquanto estávamos anestesiados, incapazes de qualquer reação, sentimos a tristeza de termos sido reféns,  enganados. Segue a dor ao admitirmos que profissionais, promotores da saúde, ignoram a vida.

Que tipo se sensação nos invade se o prédio que investimos nosso suor, e que moramos ou trabalhamos desaba? É possível subir novamente um elevador sem recordar?




Nos sentimos esvaziados de alma, quando um amigo , que como padre, recebeu nossa confissão, comete o pecado da infidelidade.

Quando o metrô lotado escurece, não há justificativas que nos convença que aquele lugar pode ser novamente seguro.

Que tipo de medida usamos para a dor que se sente quando as promessas feitas em altar , na presença de testemunhas, famílias , usando ouro, bíblia e o nome de Deus são jogadas ao vento?
Pode tal dor ser medida?



Que cola poderá unir os pedaços de uma taça de cristal que se espatifou?



Mas a vida pede que prossigamos.

Para sair de casa, e fazer parte de uma multidão que anda, passa, corre é necessário confiar.

Para girarmos a chave de nossa casa, entrar em nosso quarto, apagar as luzes , fechar os olhos e dormir é preciso confiar.

É preciso confiança para entrar em um banco, ir ao cinema, comer a comida do restaurante ao lado, conversar com o estranho que nos sorri. Confiamos.

O humano, ser animal que fala e sente, ganhou com a inteligência a capacidade de dissimular, e  com o dom de mascarar a realidade de suas intenções, ri enquanto quer chorar, chora quando por dentro ri... Beija, como Judas fez, e profere palavras enquanto em suas costas, segura o punhal. Armadilhas assim nos surpreende em fragilidade e inocência, e pra sempre olharemos para os lados, meio que desconfiados da vida.




Talvez, as feridas da alma, causadas pela emoção sacrificada, demandam mais tempo pra serem cauterizadas. As promessas de um amor, e a fidelidade de um amigo quando tem suas pilastras sacudidas, demonstram alicerces enganosos, e reconstruir, pode levar tempo.



Que bom que em nossa vida temperada de emoções, temos além da dor , do medo e da insegurança, sabores que nos sustentam, chamados de fé, esperança, e superação.

Nossa fé acaba se restaurando, como a noite escura dá lugar ao amanhecer.



Verdade é relíquia, sinceridade é diamante, fidelidade é tesouro.

Um comentário:

Neilda, Rioeduca - 8ª CRE disse...

Confiar! Por que será que é bíblico "maldito o homem que confia no homem"?
Quem encontrou alguém em quem confiar, tem um tesouro... Bela postagem!